A
Geração CIC, em colaboração com o Departamento Curricular de Línguas Românicas
do ensino básico, deu especial importância ao tema proposto pelas entidades
promotoras do Concurso Nacional de Jornais Escolares: “Ler na escola e no mundo
do séc. XXI. Como? Quando? Onde? Porquê?”
Esperamos ter dado um contributo importante na sensibilização dos nossos jovens
para a importância da leitura, quer no seu percurso académico, quer na sua vida
futura.
Neste
número também deixamos algumas opiniões que serão, certamente, importantes
suportes de reflexão para todos nós.
"Ler na escola e no mundo do séc. XXI. Como? Quando?
Onde? Porquê?”
Ler:
enunciar ou percorrer com a vista, entendendo um texto, impresso ou manuscrito;
interpretar o que está escrito; compreender o sentido de algo.
Estas
são algumas das definições normais que estão em qualquer dicionário de Língua
Portuguesa.
No
entanto, penso que ler é um bocadinho mais do que isso. Ler, não é só um bom
elemento para que consigamos escrever e falar um pouco melhor, ler é também uma
das formas mais simples e agradáveis de "escaparmos" à realidade. Afinal, quem é
que não gosta de poder, por alguns momentos, "desligar-se" de toda a agitação
que nos rodeia? Entrar num mundo diferente do nosso, viver e conhecer pessoas,
histórias e lugares novos, usando apenas o poder da imaginação, é algo
incrivelmente fantástico!
Há
quem diga que, na nossa sociedade, se lê pouco.
Não
acho que seja totalmente verdade! Talvez, não se leiam os bons livros dos bons
escritores e, talvez, a literatura de sucesso tenha sido um pouco esquecida, mas
a verdade é que se lê.
As
mulheres, quando estão à espera no cabeleireiro pegam sempre naquela revista que
está no cestinho, e, quando vão ao supermercado, são poucas as que resistem a
não comprar aquela outra revista que conta os últimos pormenores da vida amorosa
não sei de quem, ou as tendências da ultima estação, ou o final inesperado da
“novela das 9”.
E os
homens? Esses não dispensam o jornal e até há algumas revistas que se podem
considerar de "culto" para eles. Não considero que tudo isto seja mau. Quer seja
literatura ligeira ou mais elaborada; quer sejam grandes livros ou pequenas
revistas, não deixa de ser um modo de ler.
Há
quem diga também, que, na nossa sociedade, se lê pouco devido à televisão, ao
computador, ao telemóvel. Outra coisa que penso não ser totalmente verdade! Eu
até concordo que algumas pessoas pensem que esperar para ver aquela história
romântica ou aquele policial empolgante, no cinema, seja melhor do que perder um
bom par de horas a ler um livro com "mais de não sei quantas páginas".
E até
sou capaz de dar razão àquelas que dizem que os jovens, hoje em dia, vivem
agarrados à realidade virtual dos jogos de computador.
E as
outras pessoas que dizem que as horas à frente do televisor também prejudicam o
intelecto? Sim, também têm razão. Ainda assim, eu sou da opinião que, quem lê,
lê por gosto, não por ter tempo para o fazer.
Ler é
uma paixão que se aprende quando ainda somos pequeninos e começamos a descobrir
as vogais e depois as consoantes, para começarmos a formar aquelas palavrinhas
simples e, de seguida, começarmos a ler textos fáceis que, à medida que vamos
crescendo, se vão complicando e modificando também.
Cabe
depois a cada um de nós a decisão de aprofundar essa paixão ou não. Não se
ensina a gostar de ler, incentiva-se a fazê-lo. As escolas fazem isso a todo o
tempo, mas, da mesma maneira que há quem não goste de desporto, ou quem não
goste de matemática, ou quem não goste de desenhar, também há quem,
simplesmente, não goste de ler. Se concordo com isso? Não, claro que não!
Para
mim, ler é das melhores coisas e não sei como há quem consiga não o fazer. Se
escolhermos o livro certo, somos capazes de estar horas a fio a lê-lo, só porque
a história é de tal maneira interessante que queremos saber como tudo fica no
final. E de cada livro que lemos, conseguimos tirar algo importante e
enriquecedor, que nos poderá vir a ajudar num futuro próximo.
Mas,
como em tudo na vida, as opiniões variam.
Concluindo: ler é como que o universo do saber, não para todos, mas para alguns
certamente!
Joana Genésio (9º D)
Leitura nas escolas e no mundo do séc.
XXI
Há muito tempo que a leitura se tem vindo a tornar um hábito, ou
mesmo um vício para muitos homens, em todos os países do Planeta Terra. Desde a
leitura lúdica à leitura metódica.
Todas elas têm algo para nos dizer, uma mensagem a transmitir, uma
palavra para marcar, por isso, digo, nenhum texto, nenhuma imagem é inocente.
Hoje, em pleno século XXI, em consequência do excesso de televisão, de
computadores, de consolas, de saídas à noite… a leitura já só faz parte do
quotidiano de um número muito reduzido de pessoas. Nas escolas, cada vez menos,
os alunos têm vontade de a cultivar, cada vez menos os jovens estudantes aderem
a esta forma de viagem. Sim, a leitura é uma forma de viajar, viajar pelos mais
diversos sítios, sentir as mais diversas sensações, imaginar as cores mais
belas, mais inimagináveis…
Ao lermos, somos nós quem desenha a paisagem, somos nós quem pinta os
objectos, somos nós quem escolhe os pormenores.
Sentimos o abstracto! Vivemos o concreto!
Vamos viajar, vamos nesta viagem que tem como destino o sonho, a
imaginação!
Sara Resende (8º C)
“Ler na escola e no mundo do século XXI”
A
leitura já não é o que era!
Antigamente, os alunos liam imenso nas escolas, interessavam-se mais, mas agora,
com estas modernidades, nada é assim!
É a
Internet, são os hobbies, os jogos de computador, a música, tudo é diferente! Já
não há tanto gosto no ler! Perde-se muito tempo, pensa-se que ler é uma “seca”,
mas a verdade é que também não há disponibilidade!
Os
tempos evoluíram e o gosto de ler foi-se perdendo!
Antigamente, já diziam os antigos que ler era o passatempo mais usual, nem que
fosse um jornal, não havia um dia que não lessem! Às vezes até se juntava a
família à lareira a comentar o que um lia e outro, e mais outro! As pessoas
nesse tempo eram muito mais interessadas! Hoje em dia, as aulas ocupam a maior
parte do tempo, e o que sobra ou é para estar com a família, ou é para outras
coisas mais atractivas, na nossa mentalidade! Porque é mesmo só na nossa
mentalidade, porque ler até é um bem instrutivo! Ganha-se vocabulário,
tornamo-nos mais informados e entramos no “mundo da fantasia”, se é assim que se
pode chamar! A mentalidade dos jovens de hoje é que os livros não servem para
nada! Só servem para ocupar espaço! Mas não é bem assim!
Acho
que esta aversão aos livros começou a surgir quando houve um aumento da
quantidade de livros escolares! E também quando se descobriu a Internet!
As
pessoas pesquisavam tudo o que necessitavam nos livros. Agora já não! A Internet
deu uma reviravolta na informação! Tudo se pesquisa nela, até aquelas coisas
mínimas que toda a gente devia saber, mas não sabe, porque a cultura geral de
hoje em dia é mínima! Os jovens não se dão ao trabalho de saber alguma coisa,
para ser alguém no futuro! A cultura passa ao lado!
Porém, há algo a fazer quanto ao gosto de ler e os professores de Língua
Portuguesa têm um papel preponderante na motivação dos alunos para a leitura.
Acho que a minha professora tem um bom método: ”Um fórum de leitura”entre os
alunos, onde cada um dá a sua opinião acerca do livro que leu! É divertido, pois
cada um fala abertamente do seu livro! Partilham-se histórias e interpretações!
Gosto deste método! Para mim constituiu um incentivo!
E,
embora não tenha muito tempo, leio! E quando começo a ler, já não quero parar! É
tão viciante!
Com
isto, tira-se uma grande conclusão: já não se lê como antigamente, mas, se
houver motivação, a leitura pode continuar a fazer parte do quotidiano dos
jovens.
Juliana
Tomás (8º C)
LER É APRENDER
Num
mundo em que as pessoas estão cada vez menos habituadas a ler, felizmente há
algumas excepções. Ler é muito importante. Ler enriquece o nosso léxico e pode
ajudar-nos a compreender melhor algumas coisas que ocorrem no nosso quotidiano.
Porém, as pessoas esquecem-se disso e “abandonam” a leitura como se fosse uma
velharia que temos guardada no sótão de nossa casa.
Eu,
felizmente, sou uma das excepções. Gosto de ler quase todo o tipo de livros,
desde os da banda desenhada até aos de ficção científica. Adoro ler na minha
cama, sem ninguém a aborrecer-me, para conseguir sentir o que estou a ler e para
conseguir viver a história como se fosse uma das personagens. Ler é fascinante!
A
maioria dos jovens não sabe qual é o verdadeiro prazer da leitura, pois pensa
que esta só lhes ocupa tempo e eles têm mais que fazer.
Ler
pode também ajudar-nos a ficar mais inteligentes; não é por falta de meios que
os jovens não lêem, isto porque agora temos todo o tipo de jornais e revistas a
preços acessíveis.
Por
isso, para um mundo mais culto, vamos ler e veremos que tudo vai mudar.
Álvaro
Santos (8ºB)
“A máquina tecnologicamente mais eficiente que um
homem jamais inventou é o livro”
Ler é
importante. Devemos praticar a leitura desde a infância. Acredita-se, hoje, que
a criança deverá contactar com os livros mesmo antes de saber ler.
Com
a leitura melhoramos a capacidade de concentração e estimulamos a cultura geral
e a compreensão do mundo que nos rodeia.
Os
jovens têm mais sucesso na escola, quando lêem, porque a leitura desenvolve a
capacidade de reflexão sobre assuntos estudados e permite construir opiniões
pessoais.
Para além dos livros informativos, leio livros de leitura recreativa. Leio
livros de mistério e de fantasia, como por exemplo, as fábulas e as aventuras.
Também aprecio os diários que relatam a vida dos jovens: a sua personalidade,
pequenas preocupações ou sonhos próprios da adolescência, as amizades, entre
outros.
Costumo ler no meu quarto, em frente à janela. Fico tranquila e imagino as
personagens e os locais da acção. Identifico-me com alguns dos “heróis” e
vejo-me envolvida nas diferentes peripécias e emoções por eles vividas.
Ana Filipa
Neves (8º B)