geraçãoCIC

Revista do Colégio Internato dos Carvalhos

16 / 09 / 2024

Número 7 .

Nº Disponíveis :

      

90 minutos positivos - O Balanço

Novas Caras na gC

ABC da Televisão

II Audição Musical

AAACIC - Encontro Convívio 2002

Testemunho

Acção de Formação sobre Tutorias

Competência

25 de Abril - o começo da liberdade

Que Rumo devemos tomar

O Mundo do Trabalho

Entrevista com...

Editorial

Conceição Coelho "Caminhar é o segredo...."

ExpoCIC - Abertura

ExpoCIC - CICMUN

ExpoCIC - "A vida é um dom que nos é dado"

ExpoCIC - Amor: fazer ou não fazer eis a questão

ExpoCIC - Noites de música

ExpoCIC - Corrida contra o tempo...

ExpoCIC - Os mais lindos do CIC e A turma dos ...

ExpoCIC - I Feira de Informação

ExpoCIC - I have a dream

Nota do Director

Entrevista com Luís Filipe Meneses

Amizade

ExpoCIC - o que pensam sobre ela?

APCIC

Desporto

Página do Leitor - De Telaviv a Ramallah

Um caso da vida real...

Fora de Portas

Literatura

Passatempos

Ficha Técnica

   

  25 de Abril - o começo da liberdade
    

25 de Abril - o começo da liberdade

  

A gC foi averiguar o que os alunos, professores e funcionários pensam acerca deste dia que foi um marco na História do nosso país marcando o começo de um novo modo de vida com liberdade de expressão.
  

Para a Sofia Sousa do 10D2 o 25 de Abril “foi o momento em que as pessoas passaram a ter liberdade de expressão podendo dizer o que pensam” mas mesmo assim não comemora o dia de uma forma especial. Para ela, “a liberdade é podermos dizer o que pensamos e fazer o que achamos que está correcto”.

A Sandra Gomes do 10D2 e o Pedro Rola do 11C4 pensam que este dia “foi uma revolução que marcou o inicio da liberdade, que foi feita por homens muito corajosos”. Apesar de acharem este dia muito especial não o comemoram até porque, para eles, “já é bom ser feriado”. Definem liberdade como “termos direito de escolha”.

A Marilia Oliveira do 11C1 pensa que este dia marca “a libertação de um povo e de um país que estava censurado”. Como este dia é especial ela comemora-o “tendo mais liberdade do que a que já tenho” e, sendo assim, a liberdade “é extrairmos algo do nosso corpo que não é habitual”.

Para Armando Madureira, funcionário, este dia especial “foi o começo da liberdade” mas, também ele, apesar de sentir este dia como “muito especial” não costuma festejar de uma maneira diferente, “simplesmente é um feriado, o que já é um feito, pois nessa época, com a PIDE, não se podia falar sobre liberdade, entre outros assuntos” mas, “felizmente, hoje em dia, já podemos falar sobre tudo”.

Para Rui Lima, professor do secundário, este dia “marca a liberdade” mas não tem tempo para o festejar, como disse e, para ele, a liberdade “é sobretudo o respeito pelos outros”.

Isabel Pedrosa que também viveu esse dia 25 de Abril de 1974, explicou que se tratou de uma revolução a nível político, “as pessoas sentiam a repressão e uma grande censura”. Também ela não festeja este dia de uma forma especial e “para mim, a liberdade é algo muito importante de que todos nós necessitamos, mas a minha liberdade termina quando começa a liberdade dos outros, a liberdade tem limites temos que respeitar os outros”.

Filipa Pereira do 6C apesar de ser muito nova já tem uma opinião muito completa acerca deste momento tão importante “o 25 de Abril foi uma revolução em que o nosso país passou da ditadura salazarista para a democracia, passando a haver liberdade de expressão”. Já a liberdade “é dizermos e fazermos o que queremos e gostamos mas sem prejudicarmos os outros”.

Também o professor José Lima pensa que este dia foi algo importante, “foi a tomada da liberdade e ter o poder das decisões anti-poder” Também ele não comemora este dia apesar da sua importância.

De uma forma geral, apesar de o 25 de Abril assinalar uma data importante para o país, este dia não é comemorado de uma forma especial... é, como se viu pelas respostas acima descritas, um feriado como outro qualquer.

Mesmo assim, embora não seja tão comemorado como deveria, as pessoas estão conscientes, mesmo os mais novos, de que este dia foi algo que marcou profundamente o nosso país e que nos permitiu ser o que nós somos hoje, por isso devemos dar o devido valor a este dia.

  

Rita Bernardes

Capa



Agenda

Nova pgina 1
2024/9/16
Início das aulas

2024/10/5
Feriado - Implantação da República Portuguesa

2024/11/1
Feriado - Dia de Todos os Santos

2024/12/1
Feriado - Restauração da Independência

A sua opinião

 

 
  Contactos : Revista |  CIC |  Director Geral  | Director Editorial  |  Webmaster  

Esta página é actualizada diariamente. 

PROPRIEDADE

Colégio Internato dos Carvalhos

Rua do Padrão, 83 - Carvalhos
4415 - 284 Pedroso - Portugal
Telefone: 22 786 04 60  -  22 786 09 20
Fax: 22 786 04 61
Email: geral@cic.pt

Versão Web criada por: Miguel Ângelo