Apesar
de programada todos os anos, a semana cultural constitui sempre um mo- mento de
inquestionável expectativa, rico em oportunidades para a partilha de saberes e
a vivência de experiências que marcam a diferença entre uma Escola organizada
para ensinar e uma outra Escola que privilegia o aprender e a aquisição de
competências como referências pedagógicas no itinerário educativo dos seus
alunos.
O
conjunto de actividades e iniciativas promovidas durante a Semana Cultural
revelou, por fora, o que, no interior de cada sala de aula, se vai fazendo no
dia-a-dia.
Ver
as caras, apreensivas, dos alunos e das alunas à saÃda de provas globais e
reparar nos mesmo rostos, sorridentes, junto da exposição dos seus trabalhos
na EXPOCIC e no palco com a interpretação de lindas músicas e danças, dá-nos
bem a ideia da diferença entre o que se faz por dever e o que se realiza com
prazer.
Ao
percorrer os pavilhões da exposição e ao apreciar as músicas e danças
cantadas e interpretadas por alunos e professores, não pude deixar de evocar a
filosofia educativa da escola nova onde se pratica uma pedagogia baseada na
vida.
A
originalidade desta escola consiste na participação activa dos educadores,
professores' alunos, pais, em toda a dinâmica educativa.
Quando
o ambiente de mútua confiança e amizade, bem assim como o espÃrito de
criatividade e descoberta reinam na escola, transformam o processo de
aprendizagem numa festa!