Sob a batuta do Pe. Jesús
Garrido da Equipa de «Padres y Maestros» da Corunha, um grupo de
professores do CIC, tem recebido ensinamentos de grande maestria para os
novos desafios que se avizinham no próximo ano lectivo.
No presente ano lectivo e
graças à reorganização curricular do 2º ciclo, o Colégio abandonou
uma prática que estava a dar bons frutos e bons resultados: as
tutorias. O decorrer do ano permitiu-nos verificar que se tornava
urgente restaurar essa boa prática pedagógica, mas dando-lhe uma nova
roupagem e um novo vigor.
Apoiados pela Direcção
do CIC, alguns professores – não podiam ir todos -, rumou até
Santiago de Compostela para receber a formação necessária para esta
nova faceta que queremos reintroduzir na nossa prática lectiva.
Os temas até agora
tratados foram dois: 1 – a relação pedagógica do tutor com o aluno
e 2 – a relação pedagógica do tutor com a turma. Falta-nos ainda um
terceiro módulo e que tem a ver com a resolução de conflitos.
Se no primeiro tema
ficamos a conhecer o perfil, as funções e actividades do tutor bem
como os objectivos e as funções das tutorias, já no segundo módulo
trabalhamos quinze técnicas de condução de grupos.
Algumas das funções do
tutor podemos dizer que são as seguintes:
a)
Facilitar a integração do aluno na turma e na comunidade
escolar;
b)
Contribuir para a personalização do processo de
ensino-aprendizagem;
c)
Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, detectando as
dificuldades e encontrando as respostas educativas adequadas;
d)
Coordenar o processo de avaliação dos alunos e a sua promoção;
e)
Fomentar atitudes de participação do aluno na escola e no
meio envolvente.
A relação individual
com o aluno deve pautar-se por uma atitude positiva de escuta, sobretudo
dos sentimentos que ele(a) manifeste.
A articulação das várias
técnicas de condução de grupos permitirá ao tutor que a turma se
torne cada vez mais participativa nas actividades da própria turma e da
escola.
O conjunto de professores
que tem participado nesta acção de formação, não só tem dado por
bem empregue o tempo despendido, como se propõe dinamizar para os
restantes colegas, no próximo mês de Julho uma acção que seja uma
partilha de todas as dinâmicas e técnicas aprendidas.
Será bom que todos
estejam envolvidos nestas dinâmicas no sentido de podermos os nossos
alunos a crescer sadiamente e a gostarem cada vez mais do Colégio. |