A ex-aluna Mariana Maia Rocha regressou ao CIC para partilhar o seu percurso artístico e académico com os alunos do 11.º e 12.º AG

Prof. Aníbal Couto
24/04/2025

No passado dia 12 de março de 2025, o Colégio Internato dos Carvalhos recebeu a visita especial de Mariana Maia Rocha, “alumna” do Curso de Artes e Indústrias Gráficas entre 2015 e 2018, para uma palestra inspiradora sobre o seu percurso académico e artístico, nas disciplinas de Desenho A, do 11.º AG, e Introdução às Teorias do Design, do 12.º AG.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Artista plástica e investigadora, Mariana destacou-se ao longo dos anos pelo seu talento e dedicação, sendo atualmente mestranda em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde conclui o curso nos próximos meses.


Teve um percurso de excelência com uma mudança de caminho, pois terminou a licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na FBAUP com a média final de 19 valores, tendo sido a melhor aluna do curso. Entre os vários reconhecimentos que recebeu, obteve o segundo 20 da história da Faculdade na unidade curricular de Desenho, um feito que reflete a sua dedicação e mestria nesta disciplina.


O seu percurso no ensino superior começou na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde frequentou o primeiro ano do Mestrado Integrado em Arquitetura. No entanto, rapidamente percebeu que aquele não era o seu verdadeiro caminho. Recorda-se das palavras da professora Ana Neiva, que lhe disse: "Se um dia isto te toldar o brilho e tornar baço o coração, saberás que o caminho não é por aí." Essa frase marcou profundamente Mariana, levando-a a tomar uma das decisões mais importantes da sua vida: deixar Arquitetura para seguir Artes Plásticas.


Durante a palestra, Mariana partilhou também um pensamento que a acompanhou desde os tempos de escola, retirado de um texto de Pablo Neruda apresentado pelo professor Aníbal Couto, seu professor de Desenho A no Colégio Internato dos Carvalhos: "Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho." Essas palavras ressoaram na sua trajetória, incentivando-a a seguir a sua paixão.


Atualmente, é uma artista reconhecida e premiada, visto que o seu talento tem sido amplamente reconhecido, destacando-se a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023/2024 atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. Graças à excelente investigação desenvolvida durante esta bolsa, foi posteriormente distinguida com uma Bolsa de Doutoramento Gulbenkian, que lhe permitirá prosseguir os seus estudos a nível internacional. Entre os muitos prémios que já recebeu, destaca-se o Prémio Arte Jovem Millennium BCP CARPE, no qual foi galardoada com o Prémio Aquisição Millennium BCP. Em 2023, recebeu ainda uma Menção Honrosa no Prémio Árvore das Virtudes, atribuído pela Cooperativa Árvore, e várias Bolsas de Mérito pelo seu desempenho excecional na FBAUP.


As suas obras integram coleções institucionais e privadas, incluindo a Coleção Pública da Universidade do Porto (ICBAS, Arquivo de Desenhos da FAUP e FBAUP), a Coleção Millennium BCP, a Coleção João Luís Traça, a Coleção Fernando Figueiredo Ribeiro, a Coleção Rui Magalhães e a Coleção Ivo Martins.


Foi importante a formação prática: designadamente a experiência na RTP. Na palestra, Mariana Maia Rocha falou também da sua experiência enquanto aluna do Colégio Internato dos Carvalhos, destacando a importância da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) que desenvolveu na RTP, sob a coordenação de Jorge Peres e Aníbal Couto. Essa experiência profissional revelou-se fundamental para a sua aprendizagem e crescimento, permitindo-lhe contactar diretamente com o meio artístico e audiovisual.


A sua prática artística é multidisciplinar dado que o seu trabalho abrange desenho, pintura, escultura, intermedia e performance, explorando temas como a relação entre corpo e espaço, memória, identidade e ruína. Tem participado em diversas exposições, entre as quais “Le Jour il fait Nuit” na Galeria Kubik no Porto, em 2025, “Enquanto isso // Meanwhile” no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa, em 2024/2025, “Na Fragilidade do que Persiste” em Vila Franca de Xira, em 2025, e “Superfícies Não-Orientáveis” no Palácio Vila Flor e Palacete de Santiago em Guimarães, em 2023. Além disso, tem integrado projetos de investigação e residências artísticas, como “Mirror Identity Drawings”, reconhecido pela UNESCO, e a “Residência Artística GroundLAB - III Bienal de Ardósia” de Valongo, em 2023.


Efetivamente, foi um testemunho inspirador porque o seu regresso de ao Colégio Internato dos Carvalhos foi um momento de grande partilha e inspiração para os alunos. A sua história é um exemplo de dedicação, talento e persistência, mostrando que seguir a paixão e acreditar no próprio percurso são essenciais para alcançar o sucesso.


Aliás, o Colégio Internato dos Carvalhos orgulha-se do percurso da sua “alumna” e agradece a sua visita.


Para conhecer mais sobre o seu trabalho, pode visitar-se maiarocha.wordpress.com.


Ilustrativo dessa inspiração são os testemunhos de alunos que se seguem.


CIC

 

TESTEMUNHO DO 11.º AG: no passado dia 12 de março de 2025, a ex-aluna do Curso de Artes e Indústrias Gráficas Mariana Maia Rocha, passados alguns anos, fez uma visita ao CIC. Na turma AG do 11.º ano, na disciplina de Desenho A, partilhou o seu percurso até agora. Com uma breve introdução por parte do professor Aníbal Couto, a Mariana teve a oportunidade de revelar por onde passou: seguiu o ensino superior no curso de Arquitetura, mas, ao fim de um ano, percebeu que não era o que pretendia e trocou para Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estava, agora, a completar o Mestrado.


Assim, explicou, de forma precisa, como funcionava o curso e como foi a sua experiência ao longo destes anos. Referiu o quanto trabalhou para estar onde está: “Ficava nas aulas a seguir às minhas (...) cheguei a ter 8 horas de Desenho seguidas.” Mariana foi sempre uma aluna excelente devido à sua dedicação e persistência. Aconselhou os alunos a que trabalhassem e lutassem pelo que querem, mesmo quando há momentos mais complicados. De seguida, mostrou vários trabalhos próprios que fez na Universidade, entre outros, descrevendo as técnicas e materiais que utilizou, permitindo aos alunos que os vissem de perto.


Apesar do seu curso ser de pintura, Mariana mencionou que, no momento, estava mais focada em escultura e performance, mas que continuava a gostar muito de pintar. Acrescentou, ainda, com um grande sorriso, que estava muito feliz, tendo espalhadas as suas obras por várias galerias, desde Porto a Lisboa, pelo que convidou a vê-las! Desta forma, foi aberta a participação dos alunos que tiveram a oportunidade de esclarecer qualquer dúvida! Gratos pela visita e participação enriquecedora!

 

Pela aluna Joana Caracol, do 11.º AG

 

 

TESTEMUNHO DO 12.º AG: recentemente, o Colégio Internato dos Carvalhos teve o prazer de receber a visita de uma ex-aluna, Mariana Rocha, que tinha frequentado o curso de Artes e Indústrias Gráficas. A sua presença foi especialmente significativa para os alunos do curso de Artes, com quem partilhou o seu percurso académico e profissional, trazendo inspiração, conselhos práticos e uma visão realista sobre os desafios e oportunidades do mundo artístico. Durante a conversa, a ex-aluna partilhou com os estudantes o seu percurso, tanto o seu primeiro ano no curso de Arquitetura, como a licenciatura e mestrado em Belas Artes. Relatou como foram as suas experiências, descrevendo as atividades realizadas nas aulas, disciplinas que frequentou e alguns dos trabalhos e diários gráficos como também exposições e projetos desenvolvidos. No final, de forma generosa, ofereceu dicas úteis para quem esteja a considerar um destes caminhos e ouviu atentamente todas as dúvidas e questões. A sua visita foi extremamente enriquecedora, não só por partilhar o seu percurso e mostrar os seus trabalhos, mas também por ajudar os alunos a refletirem sobre as suas próprias escolhas e a tomar decisões mais informadas sobre o curso que querem seguir no futuro. Por fim, é importante sublinhar o nosso profundo agradecimento à Mariana Rocha por ter disponibilizado o seu tempo para voltar ao Colégio e partilhar a sua experiência com os alunos. A sua presença foi um momento marcante, que certamente deixará uma influência positiva no percurso de muitos jovens artistas.

 

Pelas alunas Helena Sousa, Joana Bandeira e Matilde Siquet, do 12.º AG


AGRADECIMENTO: o professor Aníbal Couto parabenteia a Mariana pela sua coragem e paixão com que se entrega à vida, além da sua presença no CIC e a sua partilha inspiradora.

Prof. Aníbal Couto

 

 

GALERIA DE IMAGENS