Mais de 300 Alunos do 10.º Ano Participaram nas III Olimpíadas da Literacia Económica e Financeira

Professores Dorinda Oliveira e Filipa Camarinha e aluno André Reis, do 12.º CGM2
24/04/2025

A aluna Beatriz Bastos, do 10.º E2, foi a vencedora das III Olimpíadas da Literacia Económica e Financeira, o Gonçalo Oliveira, do 10.º T3, ficou em segundo lugar e a Catarina Santos, do 10.º E2, obteve o terceiro lugar.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As Olimpíadas da Literacia Económica e Financeira são um projeto do Grupo Disciplinar de Ciências Económicas e Contabilísticas, iniciado em 2022/2023, sendo dinamizado em parceria com o Curso de Marketing e Estratégia Empresarial. Como já é habitual, é desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) e, este ano, teve como promotor o aluno André Reis, do 12.º CGM2.


O tema das III Olimpíadas de Literacia Económica e Financeira foi Portugal e os Desafios da Emigração/Imigração no Mundo Atua, incidindo sobre várias temáticas, nomeadamente Inteligência Artificial, Ambiente, Movimentos Migratórios, Mercados Financeiros, História e Personalidades, Políticas Económicas e Sociais, Economia, Contabilidade, Marketing, Gestão e Finanças.


Estas Olimpíadas têm como principal propósito despertar nos alunos do 10.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos o sentido crítico sobre a atualidade económica e financeira.


As Olimpíadas desenvolveram-se em duas fases e, pela primeira vez, foram abertas a todo o 10.º ano. A primeira decorreu no formato de competição interturmas, no dia 31 de março, através de um “quiz” de 50 questões, com a participação de 316 alunos. À segunda fase, que decorreu no dia 3 de abril, passaram 5% dos melhores alunos. Esta fase foi desenvolvida em duas etapas, a primeira individual com um “quis” de 50 questões. A segunda etapa foi desenvolvida em grupo onde os alunos assumiram o papel de técnicos do Governo português e tinham a tarefa de propor medidas para ppromover a integração social dos cidadãos estrangeiros, ao nível do(a):

  • apoio à aprendizagem da língua portuguesa;
  • apoio à inserção no mercado de trabalho;
  • apoio ao acesso à habitação;
  • integração nas comunidades;
  • acesso aos serviços de saúde e educação;
  • combate à discriminação e promoção da inclusão.


Tinham ainda de explicar de que modo as medidas propostas contribuem para a integração bem-sucedida dos cidadãos de países terceiros na sociedade do nosso país e para o crescimento económico. A segunda fase, para além de ser uma competição, foi, também, um momento de convívio e descontração entre os alunos que só um “coffee break” pode proporcionar.


Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

 

Professores Dorinda Oliveira e Filipa Camarinha e aluno André Reis, do 12.º CGM2

 

GALERIA DE IMAGENS