CIC Promove um Colóquio Sobre “A Ética no Desporto e na Vida”

CIC
25/04/2025

Na manhã do dia 23 de abril, no Auditório Claret, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Maria, o CIC promoveu um Colóquio subordinado ao tema “A Ética no Desporto e na Vida”. Os destinatários desta iniciativa foram os quase 400 alunos do CIC que praticam desporto federado, bem assim como os responsáveis dos respetivos clubes, tendo sido os palestrantes o Dr. José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), o Dr. Mário Cachada, Embaixador da Ética no Desporto, e o Tonel, ex-jogador de futebol e, atualmente, comentador desportivo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este Colóquio iniciou-se com uma palavra de boas-vindas por parte do Dr. Ernesto Lopes, a quem coube a responsabilidade de ser o moderador deste colóquio. Seguiu-se uma mensagem do Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, que, após as saudações iniciais e os agradecimentos aos convidados, destacou a importância da ética como dimensão estruturante na nossa vida, referindo que a ética é a “pedra angular” de uma sociedade. Na ocasião, tendo em conta o recente “desaparecimento terreno” do Papa Francisco, pediu a todos os presentes um minuto de silêncio em memória do Líder da Igreja Católica.


Seguidamente, usou da palavra o Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira. Na sua intervenção, após as boas-vindas e um agradecimento aos convidados e aos responsáveis dos clubes, apresentou alguns dados estatísticos relativos ao número de alunos do CIC que praticam desporto federado, quase 400, bem assim como as modalidades mais praticadas e os clubes que os acolhem. Para além destas informações, também destacou a importância da formação humana, que sempre foi e continua a ser uma prioridade no CIC, e enfatizou a importância de se definirem objetivos. Contudo, frisou que era muito importante a forma como os conseguimos atingir.


Após a intervenção do Diretor Pedagógico, iniciaram-se as intervenções dos nossos convidados.


Na 1.ª intervenção, da responsabilidade do Dr. José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), após os agradecimentos ao CIC e aos Missionários Claretianos, ele que também já foi Claretiano, começou por deixar um conselho aos alunos, para aproveitarem ao máximo o que o Colégio lhes “oferece” diariamente, continuou fazendo uma alusão à “Escola de Valores” que é o CIC e que a sua presença era, precisamente, uma partilha dos valores que outrora lhe foram incutidos pelo Colégio; seguidamente, focou-se na origem etimológica da palavra Ética, que vem de “Ethos” – criar raízes valorativas, que a ética tem uma dimensão de felicidade, é um caminho para o bem, que é necessário cuidar dela no desporto e na vida, tendo apresentado, de seguida, um vídeo cujo objetivo era “provocar” a reflexão sobre a forma como podemos desafiar os limites, citando alguns exemplos, dos quais se destaca o de Cristiano Ronaldo. Concluiu a sua intervenção aflorando que o desporto nos ajuda a repetir atos positivos se queremos ser bons, pois o limite é uma condição para nos superarmos, para atingirmos a meta, terminando com um vídeo do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto) que irá ser lançando na comunicação social a curto prazo, um vídeo que exalta a Ética e os Valores.


A intervenção seguinte ficou a cargo do ex-jogador de futebol e, atualmente, comentador desportivo, Tonel. Durante a sua intervenção, e após os agradecimentos e o gosto em estar no Colégio, deixou a todos os presentes uma mensagem sobre a importância de alguns valores, designadamente o valor do Respeito: “respeitem-se a vocês próprios e sejam a vossa melhor versão como pessoas e como atletas, pois o desporto é um exemplo para a vida.”


Após a 2.ª intervenção, o momento foi de confraternização e convívio, tempo de intervalo para um “coffee break”.


Depois do intervalo, retomaram-se os trabalhos com a realização da 3.ª intervenção, desta vez da responsabilidade do Dr. Mário Cachada, Embaixador da Ética no Desporto. Começou por agradecer e partilhar que o CIC é uma referência na sua vida. Continuou destacando a importância da felicidade, dado que “ninguém consegue ter um bom desempenho se não for feliz”, prosseguiu falando da importância do Respeito na vida desportiva e na vida social, deixando uma mensagem aos pais, aos atletas e aos treinadores: todos devem ser respeitadores para conquistarem o respeito dos outros. Terminou a sua intervenção deixando um “recado” final: “não busquem a perfeição, procurem ser melhores a cada dia, procurem ser boas pessoas, não busquem o sucesso, procurem ser Pessoas de Valor e de Valores”.


Após o término desta intervenção, o tempo foi de debate, tendo-se colocado algumas questões que revelaram pensamento crítico, sinal de que o tema em debate foi ao encontro dos interesses dos alunos.


No momento seguinte, o Dr. Ernesto Lopes solicitou a presença no palco dos elementos que constituem a Equipa do CIC que está a trabalhar na Candidatura do Colégio à “Certificação da Bandeira da Ética”, a saber: Eng.º Evaristo Moreira, Dr. Ernesto Lopes, Dra. Liliana Silva, Dr. Isidro Pinheiro e Dr. António Silva.


No final, como gesto de agradecimento do Colégio, foi entregue a cada convidado uma placa evocativa desta iniciativa, na qual constava o nome da mesma e o nome de cada convidado, bem assim como a data da sua realização, a quem aproveitamos para reiterar o agradecimento pela presença e pela disponibilidade em colaborar connosco na formação dos nossos alunos.


Por último, um agradecimento, também, a todos quantos contribuíram para a realização deste Colóquio: colaboradores docentes e não-docentes do CIC, bem assim como alguns alunos dos cursos de LR e PT que colaboraram na sua preparação e logística; e uma palavra de agradecimento aos responsáveis dos clubes, não só pela presença, mas também pela colaboração na formação dos nossos alunos, uma vez que os acolhem nas diferentes modalidades e são parte integrante na formação dos mesmos.


Esta iniciativa revelou-se uma excelente oportunidade de enriquecimento pessoal para os alunos/atletas, uma vez que puderam refletir sobre a ética, não só no contexto desportivo, mas também na vida quotidiana. Ao promovermos o diálogo e a partilha de experiências, o CIC reforça o seu compromisso com a formação integral dos jovens, “alinhando” os valores associados ao desporto com os princípios humanos/cristãos que orientam a sua missão educativa.


Este Colóquio sobre a “Ética no Desporto e na Vida”, bem assim como outras iniciativas no âmbito da formação humana que o CIC promove, pretendem demonstrar que o sucesso vai muito mais além das vitórias em campo, que o verdadeiro sucesso se constrói com Respeito, Integridade, Honestidade, Humildade e um Verdadeiro Sentido de Responsabilidade Individual e Coletiva.

 

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS